Vasectomia

Atendimento

Vasectomia

É um procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos. A cirurgia interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo a gravidez.

Como é feita a vasectomia?

O médico aplica uma anestesia local e retira um fragmento de cada um dos dois canais que levam os espermatozóides dos testículos ao pênis. O procedimento leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação hospitalar, podendo ser realizada no próprio consultório médico.

Vantagens da vasectomia:

– método seguro para evitar a gravidez;
– não é necessário utilizar pululas ou outros medicamentos;
– não é necessário interromper o ato sexual;
– cirurgia bem mais simples que a laqueadura de trompas feminina.

Vida sexual após a vasectomia:

Muitos homens se recusam a fazer essa cirurgia porque imaginam que ela possa provocar distúrbios de ereção, no que estão completamente enganados. A vasectomia torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos nem em seu desempenho sexual.

O corte do canal impede apenas a chegada dos espermatozóides até a uretra. O líquido produzido na próstata e na vesícula seminal continua sendo eliminado normalmente durante a ejaculação. Assim, não há interferência na função erétil ou na potência sexual; os nervos e vasos sanguíneos responsáveis pela ereção do pênis não estão envolvidos na cirurgia de vasectomia.

Obs.: Depois da cirurgia é fundamental permanecer utilizando um método anticoncepcional por 60 dias aproximadamente, pois alguns espermatozóides podem continuar vivos dentro do canal. Em poucos meses, porém, o sêmem (líquido que é ejaculado durante o ato sexual) não conterá mais espermatozóides, impossibilitando a gravidez.

Como é a cirurgia de vasectomia?

A cirurgia de vasectomia é um procedimento rápido que dura em média trinta minutos, em que o médico urologista realiza uma secção (corte) e ligadura em cada um dos canais (ductos deferentes) que transportam os espermatozoides até o líquido seminal. Dessa forma, há uma interrupção na passagem deles, e não mais são encontrados espermatozoides no esperma, não sendo possível gerar uma gravidez.

Dúvidas Comuns:

A lei que atualmente regulamenta a realização de vasectomia no Brasil é a nº14.443/2022, que diz que os indivíduos que podem ser submetidos à vasectomia são aqueles com 21 anos de idade ou mais ou, pelo menos, aqueles com dois filhos vivos, devendo respeitar o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação do desejo de ser submetido ao procedimento e a realização do ato cirúrgico. Não mais é necessário o consentimento do cônjuge para a realização da cirurgia.

Não! O procedimento de vasectomia não interfere nos mecanismos necessários para que o homem possa ter uma ereção.

Na verdade, a vasectomia é um procedimento que pode ser revertido. Não há um método novo que se diferencie essencialmente dos procedimentos que eram realizados anteriormente.

A questão é que a cirurgia para a reversão de vasectomia (saiba mais sobre isso) é um procedimento minucioso e demorado que demanda um urologista com expertise em

microcirurgia para sua realização, não sendo coberto por plano de saúde. Algumas instituições do SUS realizam esse tratamento, mas não é amplamente disponível.

Não é possível garantir sucesso na cirurgia de reversão, e as taxas de sucesso vão depender do tempo desde quando foi realizado o procedimento de vasectomia.

Sim, a vasectomia pode falhar. Isso acontece quando, espontaneamente, os canais (ductos deferentes) que foram cortados se recanalizam. Apesar de raro, isso pode acontecer e tem uma estimativa de ocorrer com um a cada dois mil homens submetidos a essa cirurgia.

Não. O procedimento de vasectomia é realizado com anestesia, que pode ser local somente. Dessa forma, o paciente sentirá dor leve apenas na aplicação da medicação anestésica. Também pode ser realizado com o auxílio de um médico anestesista. Nesse último caso, geralmente, o paciente estará sedado e não terá percepção do momento da aplicação do anestésico local.

Após a realização da vasectomia, inicialmente, ainda se espera encontrar a presença de espermatozoides no esperma, dessa forma, ainda é necessária a utilização dos outros métodos contraceptivos aos quais o paciente esteja habituado. Após, em média, 60 dias, dependendo do número de ejaculações que o paciente tiver desde o procedimento, é esperado que não mais tenha espermatozoides no sêmen, então, o homem deve ser submetido a um exame de espermograma. Sendo constatada pelo urologista a ausência de espermatozoides no exame, pode-se deixar de utilizar os outros métodos contraceptivos.

Sim, a vasectomia é um procedimento que está incluído no rol de cirurgias da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), portanto, tem cobertura pelo plano de saúde. Para tal, é necessário que o procedimento seja realizado por um profissional conveniado ao seu plano. Quando o urologista escolhido não for conveniado ao plano de saúde, o paciente pode utilizar a nota fiscal ou recibo do serviço prestado para solicitar reembolso dos valores investidos para a realização da cirurgia. O reembolso pode ser integral, ou parcial a depender do contrato que o paciente tem com o plano.

O procedimento pode também ser realizado pelo SUS. Geralmente, o paciente deverá buscar atendimento, inicialmente, em uma Unidade Básica de Saúde e manifestar o seu desejo em realizar a cirurgia. Essa unidade, então, o encaminhará para os locais onde é realizada essa operação, determinados pela administração pública do município onde o paciente reside.

Já foi ao urologista esse ano?

Marque agora uma consulta com o Dr. Douglas Gregório.

Especialidades

Tratamentos

Principais atendimentos em Urologia.

Infertilidade Masculina

Estima-se que, mundialmente, em média 15% dos casais enfrentarão dificuldades para ter filhos, necessitando recorrer à assistência médica.

Microcirurgia

A urologia é uma área cirúrgica que é caracterizada por ter diversas subespecialidades.

Fertilidade e Planejamento Familiar

O conjunto de ações que auxiliam o homem e a mulher a escolherem o momento de terem filhos constitui o conceito de planejamento familiar.

Espermograma

O Espermograma é o exame inicial para avaliação do potencial fértil do homem.

Varicocele

A principal causa de infertilidade masculina, também é a que tem uma das melhores respostas quando instituído o tratamento.

Reversão de Vasectomia

Apesar de configurar um método contraceptivo preconizado para aqueles pacientes que têm certeza que não querem ter mais filhos, a vasectomia pode ser revertida.

Vasectomia

A cirurgia interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo a gravidez.
Douglas Gregório - Doctoralia.com.br
Douglas Gregório - Doctoralia.com.br
Yuri Siqueira dos Santos Paciente

Já fui em muitos médicos de várias especialidades, mas Dr. Gregorio é diferenciado, pela atenção, calma, explicações detalhadas, educação, empatia e grande conhecimento sobre sua área. Não é daqueles que quer atender rápido e deixa passar os detalhes que fazem diferença,mas sim um urologista de primeira linha.

Felipe Silva Paciente

Ótimo médico urologista, o Dr. Douglas Gregório! Me atendeu com muita atenção e humanismo, e o melhor, buscou uma solução para minha necessidade, de forma muito rápida e eficaz! Não senti dor e sua explicação me trouxe muita tranquilidade durante o procedimento que realizei.

Carlos da Silva Alvarenga Paciente

Gostei muita da explicação detalhada dos exames que eu executei, os quais eu apresentei. É notório o conhecimento sobre assunto relacionado ao tratamento.

Sobre

Dr. Douglas Gregório

Graduação

Cirurgia Geral

Urologia

Marque aqui sua consulta